Causar uma boa impressão no ambiente de trabalho é essencial para construir relacionamentos sólidos e abrir portas para novas oportunidades na sua carreira. Para que você seja percebido como confiável e respeitável, neste artigo, compartilharei quais são as cinco dicas que poderão lhe ajudar a causar uma boa impressão.

Estudos mostram que as pessoas formam julgamentos em questão de segundos, baseando-se em dois fatores principais apontados pela psicóloga Amy Cuddy, especialista em linguagem corporal:

  1. “Posso confiar nesta pessoa?”
  2. “Posso respeitar esta pessoa?”

Se a sua comunicação e comportamento demonstrarem confiança e respeito para o outro lado, as suas chances de receber oportunidades profissionais e fechar bons negócios, aumentam consideravelmente, conforme explico em detalhes neste vídeo abaixo.

1. Fale o nome da pessoa

Chamar colegas ou superiores pelo nome durante as interações demonstra respeito e cria uma sensação de proximidade. Lembre-se que o nome é um dos sons mais agradáveis para qualquer pessoa, porque faz parte de sua própria identidade. Além disso, ao falar com alguém citando o nome dela, ajuda a fortalecer a conexão e mostra atenção genuína, uma qualidade muito valorizada em ambientes profissionais.


2. Seja carismático

Ser positivo na sua comunicação e usar o humor na medida certa, pode transmitir carisma e demonstrar que você é um profissional focado em soluções, não problemas. No trabalho, essa abordagem o torna mais acessível e amigável, criando uma atmosfera de colaboração com as outras pessoas. Além disso, essa postura pode aumentar sua influência e fortalecer relacionamentos, pois as pessoas tendem a se conectar mais facilmente com quem promove um ambiente leve e positivo, sem perder a seriedade nos momentos importantes.

Ser carismático e elogiar outras pessoas no ambiente de trabalho pode fortalecer relacionamentos – Fonte da imagem: Pexels

3. Elogie o que as pessoas valorizam

Reconhecer características ou conquistas de colegas evidencia sua capacidade de valorizar as qualidades únicas e o esforço dos outros, destacando sua sensibilidade e empatia como profissional. No entanto, para causar uma boa impressão, o elogio deve ser sincero e específico. Por exemplo:

“Adorei como você conduziu a reunião, sua abordagem foi muito estratégica”.

Isso não apenas fortalece as conexões, mas também cria um ambiente de respeito mútuo, onde personalidades são apreciadas e relações profissionais prosperam. É fundamental que você considere elogiar o que as pessoas valorizam, como a postura, a criatividade, a dedicação ou a forma como enfrentam desafios. Quando o elogio está alinhado com aquilo que é importante para o outro, ele se torna ainda mais significativo e impactante, mostrando que você realmente entende e valoriza suas contribuições.


4. Seja respeitoso com todos

Respeitar as pessoas ao seu redor, independentemente do nível hierárquico ou função, é um reflexo de caráter e ética profissional. Demonstrar respeito vai além de gestos superficiais, pois inclui tratar todos com cortesia, valorizar suas ideias e criar um ambiente onde todos se sintam ouvidos e valorizados.

Além disso, respeitar o tempo dos outros sendo pontual, evitando interrupções desnecessárias e se preparando para compromissos, reforça sua imagem como um profissional confiável e responsável. Essa atitude não apenas fortalece relacionamentos, mas também inspira reciprocidade e eleva o padrão de convivência no ambiente de trabalho.


5. Cuide da sua linguagem corporal

Grande parte da sua mensagem é comunicada sem palavras, ou seja, comunicação não verbal, o que também inclui a sua linguagem corporal. Ter uma postura confiante, manter o contato visual e utilizar gestos que reforçam a sua mensagem, podem ser mais impactantes do que o que você fala. Além disso, vestir-se adequadamente para o ambiente de trabalho reflete cuidado pessoal e respeito pelo contexto.

Pequenos detalhes como um sorriso amigável ou um aperto de mão firme também podem transmitir confiança e respeito. Descubra quais são as cinco técnicas para ser e parecer mais confiante, comprovadas pela ciência, clicando no vídeo abaixo.

 

Causar uma boa impressão no trabalho vai muito além do que você fala, especialmente porque em poucos segundos, já podemos ser julgados por nossa comunicação não verbal. Demonstrar confiança, respeito e carisma, ao mesmo tempo em que presta atenção nos detalhes, faz com que as pessoas vejam você como um profissional confiável e respeitável. Invista nessas dicas que compartilhei no artigo e perceba como pequenos ajustes podem criar grandes oportunidades na sua carreira.

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Sou a Andry Pedroso, Eleita LinkedIn Top Voice e Creator no Brasil, Mestre em Saúde da Comunicação Humana, Pós-Graduada em Gestão Empresarial, Docente nos cursos de Pós-Graduação “Neurociência Afetiva e Psicologia dos Hábitos” na UNINAS e “Nutrição Hospitalar” na Plenitude Educação, Palestrante de Alta Performance, Estrategista de Posicionamento Digital, Colunista na Revista Simple Business sobre Alta Performance, Embaixadora e Influenciadora Digital de marcas e Autora dos livros 365 Ideias para Nutricionistas e Personal Branding para Profissionais da Saúde.

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Andry Pedroso

Andryely Pedroso (Andry) foi eleita a 1ª Nutricionista LinkedIn Top Voice do Brasil, tornando-se referência nacional em produção de conteúdo na área da saúde.

Andry é Mestre em Saúde da Comunicação e Expert em Marketing na Webdiet. Palestrante e Consultora Técnica de marcas como Atlhetica Nutrition e Desinchá. Autora dos livros "Personal Branding para Profissionais da Saúde" e "365 Ideias para Nutricionistas". É mentora de nutricionistas em marketing digital e produção de conteúdo digital.

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