

Você é nutricionista e fica em dúvida sobre como fortalecer a sua marca no meio digital? Este artigo é para você que precisa de inspirações para fortalecer o seu marketing de conteúdo. Confira 5 conteúdos gratuitos para inspirar nutricionistas a produzirem publicações de valor nas redes sociais.
Quais referências os nutricionistas podem usar?
Este é um dos principais questionamentos que recebo dos nutricionistas que mentoro, e confesso que foi uma dúvida que tive no início da produção de conteúdo também. Além do conhecimento que adquiri com a formação acadêmica e experiência profissional, utilizo desde o início materiais de apoio produzidos por órgãos governamentais como o Ministério da Saúde e disponíveis gratuitamente na internet.
Neste artigo, compartilho com você nutricionista, os cinco livros digitais e gratuitos para se inspirar na hora de criar as publicações. Todos são referências confiáveis para divulgar em seus meios de comunicação com responsabilidade e relevância.
Os principais pilares para aumentar o engajamento digital nos assuntos relacionados a nutrição na internet são: qualidade e constância. Seus seguidores serão gratos e passarão a interagir com as suas publicações se você entrega conteúdo de valor constantemente, isso chama-se gatilho de reciprocidade. Assim iniciará a construção de autoridade no seu segmento.
5 conteúdos para inspirar nutricionistas a publicarem nas redes sociais
Talvez você já conheça ou utilize esses materiais, mas provavelmente lembra de algum colega nutricionista que pode se beneficiar com eles, então não deixe de compartilhar este material para que possamos juntos fortalecer a nossa profissão no meio digital.
“Comumente, a publicidade tende a enfatizar alimentos específicos, propagados como superalimentos e dietas com promessa de efeitos milagrosos no corpo, induzindo modismos e padrões de comportamento alimentar não usuais que muitas vezes podem causar riscos à saúde.” – Ministério da Saúde
Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição. Fonte: Ministério da Saúde.
Faça o download gratuito aqui
1. Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição
Um dos nossos principais objetivos como nutricionistas nas mídias sociais deve ser aumentar a autonomia alimentar da população para incentivar as melhores e mais saudáveis escolhas. Para isso, nossa abordagem precisa ser voltada ao equilíbrio, não à restrição excessiva.
Nos últimos anos, a área da nutrição recebeu muita repercussão nas mídias sociais e grande parte dessa exposição é baseada em notícias falsas e tendenciosas por “profissionais” que não são da área da saúde, infelizmente.
O conceito do equilíbrio é tão importante que o Ministério da Saúde criou um documento completo para que a população brasileira consiga fazer escolhas mais saudáveis desde a aquisição dos alimentos até o preparo e consumo deles.
O material “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição” é um excelente conteúdo para nutricionistas pois aborda os temas mais polêmicos em relação a dietas e estratégias nutricionais que por vezes são perigosas e/ou ineficientes. Além de informações referenciadas em estudos científicos confiáveis, também respeita a identidade e cultura alimentar da população brasileira.
Torne-se referência na nutrição com o posicionamento digital. Clique aqui e saiba mais
Neste documento gratuito você também encontra os principais temas abordados sobre nutrição na mídia, recebe sugestões de leituras adicionais, considerando a literatura científica e a legislação atual, além de esclarecer as principais dúvidas que surgem no consultório e redes sociais na nossa área de atuação.
Guia Alimentar para a população brasileira. Fonte: Ministério da Saúde.
Faça o download gratuito aqui
2. Guia Alimentar para a população brasileira
Um material rico em conteúdo para nutricionistas e que muitos profissionais da saúde desconhecem ou pouco divulgam é o Guia Alimentar para a População Brasileira. Nosso país passou por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciam transformações no estilo de vida da população, que favoreceu o excesso de peso e obesidade, assim como o desenvolvimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), principais causas de mortalidade na população adulta.
“O excesso de peso acomete um em cada dois adultos e uma em cada três crianças brasileiras.”- Ministério da Saúde
A primeira versão do guia foi publicada em 2006 com a apresentação das primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Diante das mudanças sociais que vivenciamos nos anos seguintes, especialmente no público com extensas jornadas de trabalho, o Ministério da Saúde percebeu a necessidade de atualizar o guia. Já a segunda edição, publicada em 2014, passou por um processo de consulta pública que permitiu o seu amplo debate por diversos setores da sociedade e orientou a construção da versão final.
Siga-me no Instagram para conferir mais dicas para nutricionistas
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um documento oficial que aborda os princípios e as recomendações para que a alimentação seja adequada e saudável. Considero um forte instrumento de apoio à criação de conteúdo sobre saúde nas mídias sociais por profissionais da saúde, especialmente nutricionistas.
Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos. Fonte: Ministério da Saúde.
Faça o download gratuito aqui
3. Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos
Este documento é perfeito para quem atende ao público materno-infantil, contudo, mesmo que o seu público-alvo não seja gestantes e lactantes, este ebook pode enriquecer suas publicações com dicas muito relevantes para as famílias, afinal, a introdução alimentar exige bastante atenção dos familiares, pois os hábitos desenvolvidos nesta fase podem ser determinantes para as escolhas alimentares na fase adulta.
Nós, nutricionistas, precisamos alertar sobre a importância de priorizar o aleitamento materno assim como a introdução alimentar consciente e saudável. O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos foi publicado recentemente (2019) pelo Ministério da Saúde, com abordagem alinhada ao material que citei no tópico anterior.
Guia alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos. Fonte: Sociedade Vegetariana Brasileira.
4. Guia alimentar de Dietas Vegetarianas para Adultos
O vegetarianismo é um estilo de vida que vem atraindo cada vez mais adeptos no Brasil. A procura por atendimentos nutricionais voltados a esta necessidade se tornou comum, porém, muitos nutricionistas sentem-se despreparados para atender a este público. A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma Organização sem fins lucrativos (ONG) que incentiva o estilo de vida vegetariano e orienta práticas voltadas para a sustentabilidade e ética na produção, comercialização e consumo de alimentos.
Leia mais sobre a dieta vegetariana
Segundo a SVB, várias organizações internacionais de renome como a American Heart Association (AHA), a Food and Drug Administration (FDA), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Kids Health (Nemours Foundation), o College of Family and Consumer Sciences (University of Georgia) e a Associação Dietética Americana (ADA) têm parecer favorável ao vegetarianismo.
Este documento amplia um material desenvolvido pelo Dr. Eric Slywitch, o qual serviu como base para o parecer oficial sobre vegetarianismo do Conselho Regional de Nutricionistas SP/MS – CRN-3, lançado em janeiro de 2012.
Mais de 18 anos de idade, 10% dos homens e 9% das mulheres brasileiras declararam-se vegetarianos. – IBOPE
O Guia contém mais de 180 referências científicas sobre o tema e pode lhe auxiliar não apenas na produção de conteúdo para o público vegetariano e vegetariano estrito, mas principalmente para condutas mais assertivas no atendimento clínico nutricional.
Alimentos regionais brasileiros. Fonte: Ministério da Saúde.
5. Alimentos regionais brasileiros
A primeira edição deste documento foi divulgada em 2002 com o objetivo de divulgar a imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos e leguminosas brasileiras, além de apoiar a educação alimentar e nutricional e incentivar hábitos mais saudáveis.
Em 2015 a versão foi atualizada com o propósito de oferecer mais conhecimentos sobre os benefícios de diversos alimentos pouco conhecidos pela população brasileira. Ao compartilharem essas informações, tinha como foco o estimulo do desenvolvimento e a troca de habilidades culinárias, resgatando e valorizando o ato de cozinhar e apreciar os alimentos.
O material, com conteúdo para nutricionistas, apresenta:
- Variedades dos alimentos por região;
- Receitas culinárias;
- Dicas sobre como cozinhar com mais saúde; e
- Lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas.
O conteúdo valoriza a cultura brasileira e ressalta a importância da alimentação variada a fim de garantir qualidade nutricional além dos aspectos emocionais e afetivos que envolvem a alimentação. Ele pode lhe ajudar a criar conexão com seu público e compartilhar curiosidades que poucas pessoas conhecem sobre os alimentos do Brasil, o que tende a aumentar o interesse e engajamento nos seus conteúdos.
Foi pensando em ajudar a nutricionistas engajados em agregar valor e criar autoridade na área da saúde que criei junto ao meu mentor de marca pessoal Ricardo Dalbosco um guia exclusivo para nutricionistas com os temas das 365 publicações com maior engajamento nas minhas redes sociais.
Por que 365?
Para que você nutricionista conquiste mais engajamento com os dois itens que citei como fundamentais no início do artigo: qualidade e constância. Com este guia, você terá uma ideia para cada dia do ano e não irá perder mais tempo pensando “o que posso publicar hoje”.
Sou Andryely Pedroso, eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voices & Creator oficial LinkedIn e Peixe 30. Mentora de nutricionistas em Marketing e Autoridade Digital, Apresentadora na BAND TV, Colunista na Revista Simple Business, Palestrante e Personal Diet.
Autora de 365 Ideias para Nutricionistas, Embaixadora das marcas Wee Consultórios Inteligentes, Tô Dentro Low Carb e Via Odonto. Mestranda em Saúde da Comunicação Humana, Consultora Técnica das marcas Atlhetica Nutrition e Desinchá.