

Você inicia uma atividade e logo se distrai com outra, prejudicando a sua produtividade? Durante anos, fui uma pessoa que consumia incontáveis conteúdos sobre produtividade e gestão de tempo, porém, sem um plano de ação claro, não conseguia aplicar o que aprendia na minha rotina. Foi então que descobri o que funciona na minha rotina para aumentar a produtividade e irei compartilhar em 5 passos neste artigo, para que você teste na sua rotina e aumente sua produtividade no trabalho e nos estudos.
1. Tenha um planejamento de vida e carreira
Há alguns anos, crio uma planilha anual de planejamento, não apenas para compromissos profissionais, mas também para os pessoais. Com ela, consigo diferenciar o que é urgente, importante e o que precisa ser feito, mas não é prioritário. Recomendo que você utilize uma planilha simples, como o Excel, e consiga acessar em diferentes dispositivos. Veja como você pode estruturar a sua planilha de planejamento em colunas:
- Coluna 1 | Grau de Importância: Classifique cada atividade como urgente (precisa ser feita imediatamente), importante (demanda mais trabalho e atenção, mas não é urgente), ou normal (não é urgente nem importante, mas não pode ser esquecida).
- Coluna 2 | Projeto: Adicione o projeto relacionado a cada atividade, como uma viagem, trabalho ou marketing digital.
- Coluna 3 | Entrega: Detalhe a tarefa específica a ser realizada, como “enviar o relatório” ou “criar conteúdos para as redes sociais”.
- Coluna 4 | Prazo: Estabeleça um prazo realista para cada atividade. Sem prazos, a tendência à procrastinação aumenta.
Para conseguir cumprir as atividades listadas nos prazos definidos, é fundamental seguir o próximo passo da lista, ou seja, eliminar as distrações da sua rotina.

2. Elimine as distrações
Mesmo com planejamento, manter o foco pode ser um desafio. Uma dica essencial é eliminar distrações, especialmente as notificações do celular, como das redes sociais. Defina um limite diário de uso para evitar a perda de tempo, como 1 hora de uso para as redes sociais em determinados horários do dia.
Eu limito o uso de redes sociais para uma hora por dia nos dias mais produtivos e aumento a depender da necessidade de produção de conteúdo e interações de acordo com o meu planejamento, sempre organizando na agenda. Se você não definir o tempo de uso, é provável que ultrapasse o tempo que gostaria de usar as redes sociais e procrastine outras atividades mais importantes.
Falei mais a respeito dos passos que me ajudaram a vencer a procrastinação em um vídeo no meu canal no youtube. Para assistir o conteúdo, clique no vídeo abaixo.
3. Técnica pomodoro
Uma técnica que me ajudou muito a vencer a procrastinação e aumentar a produtividade é a Técnica Pomodoro. Ela ajuda a manter a concentração nas atividades, evitando que a mente se distraia com outras atividades no tempo estipulado para trabalho ou estudos. Este método mantém sua mente focada e torna tarefas longas mais gerenciáveis.
A técnica Pomodoro é uma estratégia de gerenciamento de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. O método utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em intervalos, tradicionalmente de 25 minutos de duração, separados por breves intervalos de 5 minutos. Cada intervalo de trabalho é conhecido como um “Pomodoro” (do italiano para “tomate”), em referência aos cronômetros de cozinha em forma de tomate que Cirillo usava durante a universidade.

Para aplicar a Técnica Pomodoro, faça o seguinte:
- Escolha a tarefa: Selecione a tarefa que deseja realizar.
- Defina o cronômetro: Configure um cronômetro para 25 minutos. Este é o seu Pomodoro.
- Trabalhe na tarefa: Concentre-se exclusivamente na tarefa até que o cronômetro toque. Evite qualquer distração durante esse período.
- Faça uma pausa curta: Quando o cronômetro tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Levante-se, caminhe, beba água ou faça algo relaxante.
- Repita: Após quatro Pomodoros, faça uma pausa mais longa de 15-30 minutos para recarregar as energias.
O próximo passo também me ajudou muito a aumentar a produtividade e recomendo que você pratique a partir de hoje, se ainda não pratica.
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4. Aprender a dizer “não”
Aprender a dizer “não” é fundamental para manter o foco nas suas atividades e ter produtividade. Se você diz “sim” para tudo e todos, acaba sendo interrompido constantemente, o que compromete suas tarefas prioritárias. Valorize seu tempo e aprenda a recusar atividades que não agregam valor ao seu dia.
Quando você aprende a dizer “não”, demonstra que o seu tempo tem valor e as pessoas passam a valorizá-lo mais também, independente do ambiente que está inserido. É fundamental ter intervalos na rotina para assumir compromissos com outras pessoas, afinal, somos sociais, contudo, precisamos saber limitar as atividades para não ter distrações em excesso.

5. Entenda o seu “porquê” e visualize suas conquistas
O ser humano naturalmente tem dificuldade em manter a concentração em atividades que não geram prazer momentâneo. Para aumentar sua produtividade, busque ter muito claro em mente qual é o resultado que você deseja alcançar com as atividades que está realizando.
Visualizar suas conquistas como se já fossem reais pode parecer místico, mas é uma ferramenta mental poderosa. Mantenha lembretes visuais dos seus objetivos, seja por escrito ou em imagens, pois esses sinais lembrarão o seu “porquê” e lhe ajudarão a manter o foco nas atividades que irão lhe aproximar dos seus objetivos.
Por fim, lembre-se que trabalhar a autoestima é fundamental. Acreditar no seu potencial é o primeiro passo para realizar seus sonhos, afinal, de nada adianta ter seus objetivos escritos em um papel e sua mente desfiar a todo momento sua capacidade de conquistá-los. Cuide da sua saúde física e mental, pois a saúde é o ativo mais valioso que temos para conquistar produtividade e sucesso em nossas atividades
Incluir esses cinco hábitos na sua rotina pode parecer desafiador no início, mas a disciplina adquirida será recompensadora. Lembre-se de que a dor da disciplina é muito melhor que a dor do arrependimento de não conquistar aquilo que sabemos que pode ser nosso. Avante conquistar sua super versão!
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Sou a Andry Pedroso, Eleita a 1ª Nutricionista LinkedIn Top Voice do Brasil, Mestre em Saúde da Comunicação Humana, Professora na Pós-Graduação “Neurociência Afetiva e Psicologia dos Hábitos” na UNINAS, Palestrante de Alta Performance, Mentora de marketing para nutricionistas, Apresentadora na BAND TV, Colunista na Revista Simple Business sobre Alta Performance, Embaixadora e Influenciadora Digital de marcas e Autora dos livros 365 Ideias para Nutricionistas e Personal Branding para Profissionais da Saúde.