

O LinkedIn já ultrapassa 50 milhões de usuários no Brasil e poucos profissionais da saúde reconhecem o mar de oportunidades que a rede oferece. Confira neste artigo 8 dicas para você nutricionista destacar o seu perfil no LinkedIn.
O LinkedIn possibilita um posicionamento profissional com alto alcance orgânico quando bem planejado
Posso afirmar que a minha atuação no LinkedIn elevou a minha marca para patamares mais altos do que eu imaginava. Em menos de um ano de produção de conteúdo me tornei a primeira nutricionista LinkedIn Top Voice do Brasil e aumentei em 3x o meu faturamento mensal comparado aos anos anteriores.
Quando iniciei a produção de conteúdo no LinkedIn em dezembro de 2019, rede ainda não explorada por nutricionistas na época, consegui despertar o interesse do meu público-alvo e grandes marcas para o meu perfil por meio do planejamento e adequação do perfil.
Quero deixar claro a você nutricionista que acompanha meu conteúdo que não somos concorrentes, mas parceiros. Estamos juntos nesta jornada de enriquecimento da nossa profissão. Neste artigo compartilho oito dicas fundamentais para tornar o seu perfil do LinkedIn mais atrativo para clientes, parceiros e marcas.
Em 2019 iniciei meu posicionamento digital. Em 2020 fui eleita LinkedIn Top Voices.
Possivelmente você acompanha nutricionistas que investem no marketing digital, lançamentos de infoprodutos e outros serviços que fogem completamente da prática clínica. O que esses profissionais fazem? Vendem produtos e serviços online.
Nutricionista é um vendedor e o sucesso na profissão exige dominar a arte da venda
Provavelmente você já ouviu a comum expressão “isso é papo de vendedor” para se referir a mentiras que induzem a vendas enganosas. Não é neste sentido que faço uma alusão do profissional nutricionista a um vendedor. Independente se você atende a pessoa física ou jurídica, o que você faz com seus produtos e serviços é vender, concorda?
Não existe nada de errado em cobrar por seus serviços. Você investiu muito para se tornar o profissional que é hoje e deve ser valorizado pelo seu diferencial. Contudo, como seus clientes irão lhe encontrar e valorizar o seu trabalho se você não tem relacionamento com eles?
A autoridade digital não está a venda, ela precisa ser conquistada por meio do posicionamento de marca
Se você está decidido(a) a fortalecer a sua marca digital para que seja realmente marcante no mercado, tenha a atitude de iniciar hoje. Os clientes e empresas não lembrarão de quem não é visto, por isso, este artigo é um presente a você nutricionista que deseja adequar o seu perfil de forma mais atrativa na rede.
Como criar um bom perfil no LinkedIn?
O planejamento do seu perfil deve buscar responder as cinco perguntas que revelam quem você é e qual é a transformação que gera na vida das pessoas.
Sugiro que você faça uma planilha no excel com as respostas detalhadas para esses cinco tópicos:
1.Quem é você?
2. Quais são as suas experiências profissionais?
3. Para quem você fala e vende?
4. Como você se comunica?
5. Sobre o quê você fala?
1. Apresentação objetiva
Quando nos apresentamos para alguém ou um grupo de pessoas, qual é a primeira informação que compartilhamos? O nome, certo? Quanto mais objetivas sejam as informações do seu perfil, maiores serão as chances de você atrair a atenção para os seus diferenciais que vem logo abaixo do espaço “sobre” no perfil.
Para o seu perfil profissional, evite adicionar apelidos ou emojis no espaço do seu nome. Lembre-se que as informações que você adiciona no perfil serão visualizadas fora do seu perfil também. Ao comentar em uma publicação, outras pessoas podem acessar ao seu perfil, porém, se você adiciona muitas informações desnecessárias, pode causar uma péssima primeira impressão.
2. Link do Perfil do LinkedIn
Poucos profissionais prestam atenção neste recurso, mas ele é um detalhe que pode fazer toda a diferença no seu posicionamento de marca e alcance na rede.
Você sabia que é possível personalizar a URL (link de acesso) do seu perfil? Recomendo incluir seu nome, profissão e foco do perfil em curtas palavras e separadas por hífen.
Para personalizar a URL, basta acessar a página do seu perfil, ir em alterar sua URL Personalizada e clicar no símbolo de lápis para editar, em seguida salve. Agora você pode compartilhar seu perfil de forma ainda mais profissional.
Veja como está o link do meu perfil:
https://www.linkedin.com/in/andryely-pedroso-nutricionista-saude-personal-diet-mentora
3. Sinalize qual é a sua área de atuação
Você é nutricionista, mas atua em qual área específica da nutrição? Concorda que adicionar apenas “nutricionista” abaixo do seu nome não diz muito sobre o seu ramo de atuação profissional?
Além de adicionar o cargo de nutricionista na empresa que você trabalha (se você é profissional liberal tem a oportunidade de criar uma marca com o seu nome ou mesmo descrever “autônomo”).
Lembre-se de explicar no “Título” de forma resumida quais são os serviços que você presta. É essencial transmitir confiança e autoridade aqui. Você pode adicionar o seu cargo, os serviços que você oferece e qual é o seu propósito profissional.
No meu perfil por exemplo adicionei:
LinkedIn Top Voices & Creator | Nutricionista | Mentora de nutricionistas | Palestrante | Apresentadora | Autora | Mestranda | Consultora Técnica | Embaixadora de marcas | Auxilio você a conquistar a sua melhor versão
Em seguida você pode adicionar hashtags sobre os assuntos que você fala. No meu perfil adicionei: #saúde, #nutrição, #motivação, #saúdemental e #sucessoprofissional
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4. “Uma imagem fala mais que mil palavras”
A foto de perfil, assim como a de capa, precisam transmitir confiança para quem visita o seu perfil. Escolha uma imagem com boa resolução, preferencialmente colorida e com fundo neutro.
Cuidados com o excesso de informações como muitas cores ao fundo, textos ou efeitos de imagem. Evite utilizar fotos em frente ao espelho ou selfies, prefira aquelas que você aparece com seu jaleco ou uniforme e seu rosto pode ser facilmente reconhecido.
Na foto de capa, prefira utilizar fotos na horizontal para não prejudicar a qualidade da imagem. No meu perfil adicionei a foto com o prêmio de LinkedIn Top Voices 2020 por ser uma foto que comprova a primeira informação que adicionei abaixo do meu nome e também porque está em alta resolução (capturada em estúdio fotográfico).
Tenha cuidado para não utilizar fotos com direitos autorais, prefira imagens de sua autoria. Porém, se você ainda não tem imagens de alta resolução para esta finalidade, utilize fotos bem selecionadas em bancos de imagem como Pexels. Confira abaixo cinco sites com imagens gratuitas para o feed de publicações:
5. Escreva sobre suas experiências na carreira
No espaço de experiência, conte qual é o seu atual cargo e quais foram os cargos que já assumiu em outras empresas. Não se preocupe se você ainda não é formado(a) ou não teve registro na carteira de trabalho, você pode adicionar todas as experiências relevantes para a profissão do nutricionista, como os estágios extracurriculares ou mesmo obrigatórios da graduação.
Se você tem imagens para comprovar as experiências profissionais, adicione as fotos com legendas objetivas para agregar valor à este campo do perfil.
6. Conte sua motivação para tornar-se nutricionista
Em “Formação acadêmica”, adicione todas as suas formações, cursos de graduação, pós-graduação, entre outros. Conte os detalhes das suas experiências e o que lhe motivou a escolher a nutrição. Confira abaixo uma inspiração:
“Desde o ensino médio, encontrei a minha vocação para trabalhar com a promoção de saúde. Acredito que por meio da alimentação, vidas podem ser transformadas. Identifico a dificuldade que executivos (as) encontram em alimentar-se de forma saudável em um contexto de reuniões, viagens e compromissos fora de casa. Sendo assim, decidi realizar a formação acadêmica em nutrição para auxiliar estes profissionais que necessitam de um atendimento individualizado e diferenciado para aliar hábitos saudáveis à rotina de trabalho.”
7. Fale diretamente com seu cliente no LinkedIn
Para tornar a sua comunicação mais objetiva e estratégica, estude quais são as dores/problemas que você pode solucionar para o seu público-alvo. Se você atende em consultório, vende serviços (consultas) certo? Mas apenas anunciar que você vende consultas nutricionais não basta para atrair clientes.
Além de entender qual é o seu público-alvo (ex: atletas, gestantes, mulheres), você precisa definir e conhecer a sua persona, que resumidamente é uma pessoa fictícia que representa o seu “cliente ideal”.
Entendo que para muitos nutricionistas parece errado definir um público-alvo, mas lembre-se que quem atira para todos os lados não acerta nenhum alvo. Além do fato de que ter um público-alvo não exclui a possibilidade de que outras pessoas tenham acesso ao seu trabalho.
A definição do público-alvo serve justamente para que a sua comunicação seja ainda mais assertiva para solucionar as dores/problemas do seu potencial cliente e aumente as chances de vendas.
8. Agregue valor antes de preço
Para vender mais, você precisa agregar valor primeiro. Como fazer isso? Por meio da produção de conteúdo. Não existe fórmula mágica. Existem estratégias que evitam uma série de erros no processo.
Eu tinha bastante dificuldade para escolher os temas que iria compartilhar nas publicações quando iniciei meu posicionamento de marca em 2019, mas desenvolvi uma trilha de conteúdo para otimizar os posts e artigos que compartilho na rede.
Existem temas que podem ser abordados por todos os nutricionistas. Aqueles que envolvem a melhoria de saúde e qualidade de vida. Com esses conteúdos consegui alcançar o título de LinkedIn Top Voices em 2020.
Pensando nisto, criei um livro de bolso exclusivo para nutricionistas que pensam fora da caixa e desejam fortalecer a marca profissional por meio do marketing de conteúdo.
Por fim, quero ressaltar que nós nutricionistas formamos uma comunidade com o mesmo propósito de transformar vidas por meio da alimentação, e precisamos fortalecer a nossa comunidade para que a profissão seja cada vez mais valorizada no mercado.
O mercado da nutrição apenas está saturado para os profissionais acomodados. O marketing digital é uma grande ferramenta de fortalecimento de marca pessoal e precisamos entender como atuar nas mídia digitais de forma estratégica e eficiente.
Sou Andryely Pedroso, Personal Diet, eleita a primeira nutricionista LinkedIn Top Voices do Brasil, Mentora de nutricionistas, Apresentadora na BAND TV, Palestrante, Escritora do livro 365 Ideias para Nutricionistas, Consultora Técnica da Atlhetica Nutrition, Embaixadora da saúde Desinchá e Mestranda em Saúde da Comunicação Humana.